sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A sentença do jornalismo sério

O jornalismo tem sofrido um problema sério: a venda de notícias. Os jornais não publicam necessariamente o que deve ser publicado, mas o que desperta a atenção do público. Embora cativar o leitor seja imprescindível à sobrevivência do jornal, não se deve tornar a notícia uma mercadoria. A notícia deve ser tratada como um direito de qualquer cidadão.
É absurdamente comum encontrar em manchetes o último resultado do Big Brother Brasil X. As chamadas “notícias que vão mudar o mundo”, como diz Antônio Tabet, publicitário criador do blog Kibe Loco. Essas notícias só servem para vender jornal, mas não para informar verdadeiramente o leitor que o compra.
Na realidade, o jornal não é o único vilão dessa história. Parece que o público não se vê tão interessado em se informar, então para isso é necessário colocar um assunto que desperte a sua atenção. Mas qual seria o motivo dessa perda de interesse? A televisão, que necessita de menor esforço para compreensão de notícias? O jornal on-line que é, relativamente, gratuito?
É estranho dizer que jornais vendem pouco por serem caros. Será que a situação não é inversa: são caros por venderem pouco? É uma questão a ser pensada. Mas há também outra razão que tem como conseqüência a perda de leitores. O jornal não tem se mostrado tão atrativo. O seu modelo é demasiadamente convencional, e os jornalistas não se mostram interessados em mudar sua aparência e estrutura. Embora estejam, a grosso modo, matando o jornal impresso.
Ricardo Noblat, autor de A arte de fazer um jornal diário, enfatiza essa necessidade do impresso em inovar suas páginas a fim de atrair mais leitores e prolongar sua sobrevivência.
Além disso, jornais de todos os tipos (impressos, televisivos, on-line) estão carregados de interesses da elite, não mostrando a verdadeira notícia, pura e simples, livre de opiniões que manipulam o público ao invés de informar.
Foi por estes motivos, dentre muitos outros, que escolhi a profissão da notícia, a profissão da informação. A idéia, apesar de um tanto ambiciosa, era renovar toda a estrutura jornalística hoje existente. Não apenas para atrair leitores, mas principalmente para informar os que desejam a informação correta e atrativa. O jeito que a notícia deve ser!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Nick... bom esse texto sobre a escolha do Jornalismo como profissão!! Bem escrito, fundamentado, lógico.
TRabalhe um pouco mais para seu blog conquistar leitores!