sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A aula de Al Gore

"Uma majestosa aula sobre o Aquecimento Global", é o que posso dizer. Em Uma Verdade Inconveniente - Um aviso global, Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos, dá uma palestra para a conscientização do problema atual do nosso planeta (e que, se não for logo remediado, pode ser também o último dos problemas).
O palestrante mostra partes de sua vida particular para enfatizar a importância de salvar um ambiente que será utilizado não só por nós, mas também por nossos filhos e netos. Com isso, ele torna o Aquecimento Global um problema acima de tudo particular. Assim, os espectadores se sentem mais sensibilizados com o problema, vendo-o como o seu próprio futuro.
Em uma apresentação através de slide show, mostra que o Aquecimento Global, na verdade, é o início de uma cadeia de problemas, influenciando toda a teia alimentar, ao afetar a existência de alguns animais, como os polares ou os que dependem das mudanças de estações para sua migração ou alimentação.
Gráficos mostram que o Aquecimento Global não é apenas uma teoria, mas um fato. E que governantes tentam, ou tentavam, ignorá-lo a fim de salvar a economia de sua nação. Realmente, essa informação foi muito importante para a ridicularização desses governantes, que consideram o seu poder e dinheiro mais importantes do que a sua vida e a vida da humanidade. Ao colocar numa balança barras imensas de ouro e o planeta, Al Gore mostra que, existindo o planeta, é possível conquistar essas barras de alguma forma, mas dinheiro algum compra o planeta. Ou seja, é indiscutível que o planeta deve ser sempre a prioridade.
O filme é recente, datado de 2006, e traz informações assustadoras e impactantes. Não tem como negar, a realidade do Aquecimento Global está em todas as partes! A conscientização, de alguma forma, já foi feita. A grande maioria da população global já ouviu falar dessa realidade, muitas se comoveram, algumas já pensaram em tentar reverter a situação, mas são poucas as que de fato se movem pra fazer alguma coisa.
Al Gore dá dicas, no fim do documentário, de como ajudar na resolução do problema. Porém sua vida já é um exemplo de dedicação a essa resolução. Na sua visita ao Brasil, fez exigências que tudo o que fosse utilizado por ele proviesse de fontes que não agredissem ao meio ambiente. Nada mais justo! Agir de forma condizente com o que ele propaga. Contudo, não foi assim julgado pela imprensa nacional, que considerou suas exigências simplesmente atos esnobes, por ele ser americano, rico, e blá blá blá.
Como já se pôde notar pela crítica acima, recomendo a todos esse documentário. Apesar de extenso e conter muitas informações, é um filme intrigante, que absorve a atenção de qualquer um que esteja, no mínimo, interessado no problema do Aquecimento Global. Realmente fantástico!

Um comentário:

Unknown disse...

Voce se posicionou bem neste texto sobre o filme do Al Gore. Minha única observação é evitar o uso dos adjetivos. Eles não acrescentam muito as idéias. No mais, é engraçado como as pessoas têm uma tendência a ver ações como a dele como esnobes ou auto promocionais. Porque será que isso acontece?