sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A VIII Semana de Jornalismo na Anhembi

Entre os dias 15 e 18 de outubro deste ano houve a VIII Semana de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Ao todo foram sete palestras, divididas entre o turno da manhã e da noite, e entre o Campus Centro e Vila Olímpia. Os alunos que desejassem assistir a alguma palestra em outro campus tinham a sua disposição um ônibus gratuito que saíam no horário de início da aula.
As palestras tiveram como temas: Jornalismo e Meio Ambiente (tema dividido em três palestras), Assessoria de Imprensa, Revista Brasileiros, Crônica no Jornalismo, Radiojornalismo: Rádio All News e Comentário no Futebol.
Nós iremos falar sobre a palestra de Assessoria de Imprensa, ministrada por Antonio Matielo, na manhã de terça-feira, 16. A palestra ocupou todos os bancos da sala e alguns alunos até sentaram nos degraus da escada para assistir.
Matielo já trabalhou para diversas mídias e hoje é assessor do Tribunal de Justiça de SP. Como já fora um caçador de notícias, como todo jornalista, e via a dificuldade de se conseguir verdades inteiras de assessores, agora ele tenta facilitar a vida dos jornalistas que o procuram. E se não lhe é permitido falar a verdade por seus superiores, ele avisa que o que ele está dizendo no momento não é verdade, mas fala o que lhe mandam.
O palestrante mostrou que é importante a Assessoria de Imprensa ser ocupada por antigos jornalistas sérios, logo que estes normalmente estão mais preocupados em transmitir a mensagem do que outras pessoas.
Os palestrantes são pessoas que convivem com a mídia, estando entre eles editores-chefe, repórteres, diretores de redação e âncoras. Os alunos que assistiram a, pelo menos, 75% das palestras receberam um certificado.

Um comentário:

Unknown disse...

Quem são Tata e Nick???

Fica difícil a identificação...

E, qual a relação desse post sobre o filme Jorgos Mortais com o blog?

E, pq ele nao tem a mesma formatação visual do blog?