sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A educação do Tropa de Elite

Está nos cinemas e circulando por todo o país o drama Tropa de Elite. O filme faz muito sucesso entre o público. Com muita apelação política, estrelado pelo ator e jornalista Wagner Moura, como o Capitão Nascimento. Apesar de ser uma ficção, Tropa de Elite não deixa de retratar a realidade não só carioca, mas também brasileira.
Repleto de cenas violentas e drogas, a ficção mostra como funciona o tráfico de drogas e a ação do BOPE, Batalhão de Operações Policiais Especiais, contra esse tráfico. O BOPE tem uma ação não mais de prevenção e sim de eliminação e repressão tanto aos usuários como com os “vendedores”. Segundo o filme, os policiais são vistos sempre como vilões nos olhos dos moradores, talvez porque isso é passado pela imprensa. Na verdade, o que é veiculado pela mídia é que os policiais só chegam para matar as pessoas que moram no Morro e, não para evitar que outras pessoas morram por causa do tráfico.
Tudo bem, eu sei que este filme está “manjado”, cansativo, porém acho extremamente necessário discutir sobre essa situação que estamos vivendo. Fazemos parte desse mundo, desse país e, tudo, por mais que estejamos longe das pessoas envolvidas ou que a situação não nos prejudique diretamente, devemos sim discutir sobre o assunto, expondo nossas opiniões e, quem sabe, futuramente, não consigamos mudar tudo isso.
O filme me faz questionar muito, tanto como indivíduo de uma sociedade tanto como futura jornalista. Uma das minhas perguntas mais freqüentes é: Será tão importante a veiculação desse tipo de filmes, com tantas cenas violentas, drogas, para o público, cidadãos brasileiros? E ainda mais uma: Além do público adulto, o infantil está também garantindo espaço como o que viu mais o filme.
Para debater esse assunto, conversei com muitas pessoas a respeito, mãe, pai, namorado, amigos... E entrei em uma situação que, confesso, me deixou um pouco em cima do muro.
Em 1º lugar, acho que tudo que é verdade deve ser veiculado para o público, mesmo que essa verdade seja absurda e capaz de gerar indignação. Drogas, tráfico, mortes, VIOLÊNCIA. E para as crianças: Qual o problema dessas saberem da verdade pura e crua do país em que vivem, do dia-a-dia que não passa no Jornal? Talvez para termos, futuramente, um país, pelo menos um pouco mais digno, mais democrático e SEM violência, apostando na juventude futura mais destinada, mais consciente!
Em 2º lugar, há perguntas como: Se acaso as crianças virem essa realidade escancarada numa tela de TV, será que não vão se iludir e achar que “já está ruim, por isso, deixa assim mesmo!”? E é aí que entra a educação dos pais, professores, e até mesmo, porque não, a atenção do governo. A influência de todos eles em uma criança é capaz de destruir ou salvar a vida dela.
Outra situação bastante discutida é a pergunta de quem realmente financia o tráfico de drogas. No filme, o financiador é o próprio usuário que, gera lucros aos que vendem e se tornam, às vezes, clientes dos traficantes. E é o que gera muitas mortes tanto dos traficantes como dos usuários.
Mas, seria mais prático, educar esse usuário desde criança, para que ele tenha uma educação, não só dentro de casa, mas também do Estado. E, no dia seguinte a sociedade colherá o que plantar: dignidade e paz.

10 comentários:

Unknown disse...

Muito bem meninas. Percebno que voces foram buscar assuntos polemicos para suas abordagens. Acho isso legal. Bom exercício jornalístico. Eu mesma aprendi muito lendo outros textos e tendo que reescrevê-los. É assim que vamos formando nosso próprio repertório. Acredito em voces e acho que serão ótimas profissionais!

Amanda M. do Amaral disse...

A-MEI! como faço para te ter em tipooo TODAS as minhas redes sociais? se vc n se lembra de mim!É pq ja devia ter tipoo mta coisa para fazer no show da MILEY hahahah , ;) espero mesmo que lembre de mim! Meu pai é PM xiiiiiiiiiiiiiiu it´s secret! Eu assisti esse filme com ele e ele pode me confirmar bem tudo aquilo ali ;) preciso de vc no meu msn ;)

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=4 olha isso e comenta aqui vai ser bom para vcs discutirem algo legal !

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=7 diva não? com um maridão como aquele qm n seria RUm?

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=9 ai ai Miley, prometo fazer um post GIGA! sobre tudo dela ;) com direitos a recortes e tudo!

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=11 qm sao?

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=12 oi o óculos dele é mto parecido com o meu TCHAU!

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28700173&page=13 UM FOFO adorei a série dele! Na globo mto foda!

Amanda M. do Amaral disse...

tenho umas coisas no meu e-mail q vem chegando para mim, quero te mostrar ! SIPÁ ano q vem to indo pra sampa! bjo bjo

Amanda M. do Amaral disse...

http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fotos-galeria.aspx?cp-documentid=28726132 AMEI AMEI AMEI! dps te conto oq eu achei ;) in secret!